Notícias d' O Meu Primeiro Livro de Violino

Em destaque

Concerto ou Concertino em Sol M, op. 13 de F. Seitz.

Este é um dos meus concertinos preferidos. O primeiro andamento é rico na diversidade técnica e musical que apresenta. Desde o contraste das partes rápidas com as partes lentas, passando pela variedade nas articulações, cordas dobradas, trilos e acabando pela introdução de uma pequena cadência, tudo é apresentado obedecendo uma sequência musical muito interessante. Gosto especialmente de trabalhar as partes lentas com vibrato e, apesar deste concerto estar todo escrito na primeira posição, também gosto de introduzir a terceira posição. Aconselho este concerto a todos os alunos de violino.

Concertino em Si m, op. 35 de O. Rieding

Um dos concertinos mais famosos do repertório básico do jovem violinista. Esta obra apresenta-se inteiramente na primeira posição e representa uma belíssima introdução a uma tonalidade menor. O primeiro andamento, muito sólido na sua estrutura, expõe uma arcada de dois tempos para quase todo o andamento, sendo de grande ajuda para o estudo do ARCO TODO. O terceiro andamento, de um grande dinamismo e energia, entusiasma todos os alunos. Possui arcadas rápidas, acentuações, variadas articulações e dinâmicas, e brilhantismo na velocidade, característica importante a um terceiro andamento de um concerto.

Os MiniViolinos na “Escolinha", no Restelo, em 2002.

Os alunos da “Escolinha” ouviram com muita atenção as peças Macaquinho e Papagaio Loiro que fazem parte de “O Meu Primeiro Livro de Violino”. Os alunos da EMNSC tocaram e encantaram, mostrando a sua enorme alegria e orgulho em partilhar a música e os seus conhecimentos musicais. A seguir, os alunos da Escolinha quiseram logo experimentar e os nossos violinistas ajudaram com enorme entusiasmo. Alunos: Francisco Henriques, Maria Ferrer, Manuel Ferrer, Guilherme Marques, Leonardo Furtado, Diogo Spínola, Gonçalo Santos.

Audição de Violino e MiniViolinos, em 2002, na EMNSC.

O encanto e alegria destes jovens violinistas nas suas primeiras interpretações musicais. Estavam presentes: Maria Ferrer, Manuel Ferrer, Rebeca Amorim, Raquel Ramos, Raquel Neves, Raquel Albuquerque, Anabela Borges, Ana Rita Damil e Tomás Líbano Monteiro.

Classe de Violino na EMNSC, em 2001

Estes queridos meninos foram os meus primeiros alunos. Recordo-os com muito carinho e ternura. Anos depois é com enorme alegria que sigo os seus passos e os seus sonhos. Eles são: Tomás Líbano Monteiro, Ricardo Leitão, Joana Mendes, Marta Oliveira, Ana Rita Damil e Ana Luísa Sousa. …e ainda: Ana Rita Delfim, Raquel Ramos, Rita, João, Raquel Albuquerque, Raquel Neves e Anabela Borges.

Era uma vez na floresta... na EMNSC!

Apresentamos um conto em que o Capuchinho Vermelho vai com o Coelhinho para a floresta, mas desta vez não encontra o Lobo mas sim um tesouro musical cheio de ritmo e fantasia. Alice Pernão e Maria Ferrer, em 2002.

Audição de Carnaval na EMNSC em 2002

As audições de Carnaval são sempre momentos de grande alegria e entusiasmo por parte dos alunos. É delicioso ver um SuperHomem a tocar Rieding, um Robin dos Bosques a tocar Kuchler ou um Batman a interpretar Handel. Grupo de alunos que formavam a minha classe em 2002, incluindo Manuel Ferrer e Maria Ferrer (intérpretes, anos mais tarde, do CD que acompanha “O meu Primeiro Livro de Violino”). Para além destes dois alunos que estudam no Conservatório de Antuérpia (Bélgica) e ESML, respetivamente, nesta foto também estão presentes Leonardo Furtado (que estuda na Academia Nacional Superior de Orquestra na Metropolitana) e Guilherme Marques (que estuda violino em Roterdão- Holanda).

Publicações Recentes
Arquivo
Pesquisa
Redes Sociais
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© web design Manuela Ferrer 

© Ilustrações Paulo Galindro

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branco Ícone Google+