O Meu Primeiro Livro de Violino
Conteúdo d' O Meu Primeiro Livro de Violino
Dentro deste livro há muita música, muitas ilustrações bonitas e também há jogos!
Prioridade ao material musical
- Peças infantis portuguesas.
- Algumas peças estrangeiras, que fazem parte da cultura musical das crianças.
- Peças compostas pela autora, com um objectivo preestabelecido.
Seguindo a linha de alguns pedagogos como S.Suzuki e Sheila Nelson, e depois de alguma experiência adquirida no ensino de crianças, cheguei à conclusão que seria mais estimulante, tanto para o professor como para o aluno, que o “primeiro livro de violino” contivesse mais música do que técnica, para que o aluno possa aprender através das pequenas peças que lhe são dadas e não através de exercícios técnicos que poderão ser cansativos e pouco motivantes para um pequeno estudante.
Eu defendo sempre a ideia de que, a criança não deverá ser sobrecarregada com exercícios de carácter técnico desde a primeira aula, devemos antes dar-lhe a agradável sensação de ser capaz de tocar um trecho musical, de preferência identificado com a cultura infantil, que a entusiasme imediatamente para voltar na aula seguinte. Isto porque o violino implica algum desgaste no início da sua aprendizagem, pela necessidade de inúmeras correções das posições das mãos, corpo e violino no ombro.
A matéria do método
- Apresentação do instrumento (violino e arco), referindo o nome das várias partes do mesmo, nome das cordas e colocação das respetivas notas na pauta. Noções teóricas gerais básicas (o nome e duração das figuras rítmicas, as pausas, o nome das notas, a clave de sol, etc.).
- Explicação simples sobre a colocação do violino no ombro, mão direita no arco e mão esquerda no braço do instrumento.
- Músicas em cordas soltas, com acompanhamento do professor, primeiro em pizzicato e depois com o arco. Peças e exercícios em semínimas, mínimas, mínimas com ponto, colcheias, semibreves e semínimas com ponto.
- Peças com a colocação imediata dos 3 primeiros dedos da mão esquerda, primeiro em pizzicato e depois com o arco, coordenando as duas mãos. Exercícios e peças com os 4 dedos.
- Escalas e arpejos em 1 e 2 oitavas.
- Exercícios para o arco e em cordas soltas. Exercícios de articulação e coordenação dos dedos da mão esquerda.
- Notas ligadas e separadas.
- Ao longo do livro aparecem dois padrões para o posicionamento dos dedos da mão esquerda: 0-1-23-4 e 0-12-3-4.
- Noção geral do sustenido de bemol e de bequadro.
- Duos, trio e canones.