Workshop no Conservatório da Metropolitana
A convite do Conservatório da Escola Metropolitana estive em abril, a ouvir jovens, muito jovens e fiquei encantada com todos eles.
Tenho por hábito ouvir e conhecer um pouco da história de cada aluno e gosto que eles possam partilhar comigo alguns gostos, brincadeiras, necessidades ou mesmo preocupações que possam ter.
Gosto muito de ensinar, mas confesso que me fascina ainda mais poder conversar com uma criança e conseguir de alguma forma, espreitar o mundo fantástico e mágico em que eles vivem.
Neste fim de semana de abril, não foi exceção. Passei o fim de semana a trabalhar de perto com muitos violinistas e foi muito reconfortante ver alguns alunos que no primeiro dia chegavam mais tímidos e reservados e que no segundo dia de aula já vinham com um sorriso estampado no rosto, cheios de confiança;
adorei ouvir os irmãos que me diziam à desgarrada quais eram os seus jogos preferidos;
fiquei tão feliz ao ver um aluno que apesar do seu constante “Não” e “Não sei” que usava sistematicamente para lidar com a situação de estar muito próximo de um adulto que desconhecia mas que apesar disso fazia tudo o que eu lhe pedia sem hesitar um segundo;
gostei tanto de ver um pequenino que no primeiro encontro pouco falava e no segundo já me dizia que sabia tudo com um enorme à vontade, e gostei de ver esta pequena aluna que me mostrava o seu violino cheio de autocolantes e que partilhava com uma outra aluna, por gestos, os lugares que mais tinham gostado de uma viagem que tinham feito juntas. Uma verdadeira delícia!
A todos eles deixo aqui o meu “Muito Obrigada” pela partilha e por me terem proporcionado um fim de semana cheio de alegrias. Dou também os meus Parabéns pelo trabalho realizado, aos alunos, aos professores e aos pais que estão sempre presente no estudo dos seus filhos.